:: Boletim Eletrônico do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

Veicula notícias sobre os projetos de investigação, cursos e demais atividades implementadas pelo CREST/MG, além de matérias técnicas, educativas e notícias sobre a saúde do trabalhador no estado de Minas Gerais e no Brasil. O Boletim será disponibilizado na página do serviço e enviado eletronicamente para todos os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Brasil, centros de pesquisa, pesquisadores da área, e organizações não governamentais que trabalham a questão.


:: Elaboração de Protocolos de atenção à saúde do trabalhador


Com recursos do Fundo Nacional de Saúde professores e pesquisadores do CREST/MG serão responsáveis pela elaboração dos protocolos de atenção a saúde dos trabalhadores expostos a chumbo e agrotóxicos, protocolo para trabalhadores com suspeita de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, e Protocolo para realização de Anamnese Ocupacional. Os protocolos serão testados e posteriormente adotados pelo Ministério da Saúde em todo o país. Caberá ainda aos pesquisadores do CREST o treinamento dos profissionais do SUS para a utilização dos rotocolos.


:: Organização das seguintes publicações:

Manual de vigilância em Doenças Osteomusculares Relacionadas ao trabalho
Organizado pela Prof. Ada Ávila Assunção

Saúde do Trabalhador Rural no Estado de Minas Gerais
Organizado pelo Prof. Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro.

Ambos estão previstos para lançamento no primeiro trimestre de 2006 . Cada uma das duas publicações terá tiragem inicial de 2000 exemplares.


:: Pesquisas

Estudos de marcadores biológicos nas exposições ocupacionais a agrotóxicos.

Análise das exposições ocupacionais a material biológico notificadas ao Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador do HC/UFMG no período de fevereiro a dezembro de 2005.

Perfil dos trabalhadores com Leucopenia atendidos no Centro de Referência Estadual em Saúde dos Trabalhadores de Minas Gerais

Intoxicação por chumbo na atividade de fundição secundária

Asma Relacionada ao Trabalho – Perfil de Atendimento Ambulatorial do Centro de Referência Estadual em Saúde dos Trabalhadores de Minas Gerais – Hospital das Clínicas da UFMG

Estudo das Comunicações de Acidentes de Trabalho na zona rural de Minas Gerais


:: Seminários de Atualização Técnica

Realizados mensalmente, os seminários ocorrem na sala 2037 da Faculdade de Medicina da UFMG e visam a atualização técnica e contam com a participação de técnicos e pesquisadores que estejam desenvolvendo estudos de ponta na área no estado de Minas Gerais, ou oriundos de outros centros do país.


:: Capacitação em saúde do trabalhador para representantes da sociedade civil que participam das instâncias de controle social do SUS

Curso de 30 horas para clientela de membros dos Conselhos de Saúde de Minas Gerais. Seu objetivo é sensibilizar os representantes da sociedade civil nos Conselhos de Saúde para as questões de saúde do trabalhador do Estado de Minas Gerais.


:: Curso de Vigilância em Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

Curso de 60 horas destinado a profissionais do Sistema Único de Saúde com o objetivo de capacitá-los para identificar no ambiente e na situação de trabalho dos pacientes atendidos nos elementos descritos pela literatura como sendo associados ao surgimento e agravamento da dor músculo-esquelética. Visa ainda capacitá-los a reconhecer as possíveis associações entre o adoecimento músculo-esquelético e as características do trabalho.
Coordenadora: Profª Andréa Maria Silveira
Alameda Álvaro Celso 175, 7º andar - Ambulatório Bias Fortes - Telefone: (31) 3248-9564
crestmg@hc.ufmg.br
Curso de capacitação em saúde do trabalhador para representantes da sociedade civil que participam das instâncias de controle social do SUS.
Clique aqui para conhecer o programa de Residência de Medicina do Trabalho
Coletânea de Textos de Apoio para a 3ª Conferência Nacional
Manual de Doenças Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde
** Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação HC/UFMG **